sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fichas sobre plantas da Amazônia

Colégio Estadual Oliveira Botelho.

Resende, 13 de julho de 2009.

Profª: Maria Emilia.

Aluno: Rodrigo e Ramon.

Turma: 501.


Foto:

Nome:

Juta.

Tipo:

É uma planta herbácea.

Curiosidade:

Ela é para a obtenção de fibras têxteis.

tipo de fruto ou flor:

Não tem.

Uso da planta:

Para fazer tecidos do mesmo nome.

Sua importância:

Ela é boa para fazer tecidos.


O Sol puxa o vapor da água, e o vapor da água vai para a nuvem enchendo a nuvem de água, e depois a água cai no rio e de novo o Sol enche de vapor da água dos rios, lagos, oceanos, mares, e etc.

Colégio Estadual Oliveira Botelho.

Resende,13 de julho de 2009.

Professora:Maria Emília

Aluna:Stefany,talita.

Turma501

foto




nome

Vitória-Régia

tipo

A Vitória-Régia e redonda, ela é conhecida como planta aquática

curiosidade

Sua folha pode medir até 1,80 metro de diâmetro

tipo de fruto ou flor


uso da planta

ela é usada como ornamentação de lagos em jardins

sua importância



Mais fichas

Colégio Estadual Oliveira Botelho

Resende, 13 de julho de 2009

professora : Maria Emília

aluna : Mariana Cataldo

turma : 501



foto

nome

andiroba

tipo

é um tipo de semente

curiosidade

e que ela é usada para fazer shampoo, sabonete e pomada e outras coisas.

tipo de fruta ou flor

e um tipo de flor

uso da planta

e é usadas para fazer muitas coisas interessantes

sua importância

que ela e utilizada nas indústrias

Para saber mais clique aquiLink

Texto sobre o ciclo da água

Ele esta dizendo que a água da chuva vai para o rio e do rio vai para o sol de do sol ele vira a chuva .


Colégio Estadual Oliveira Botelho.
Resende,13 de julho de 2009.
Professora : Maria Emília
Alunos: Mylenna e Fernando



Foto:





Graviola



Tipo:

A graviola apresenta coloração esverdeada e apresenta falsos espinhos.

Curiosidade:

A graviola contém vitaminas C e B, e pesa em média 1 a 4 Kg.

Tipo de fruto ou flor:

A graviola mesmo.

Uso da planta:

A graviola é muito utilizada no preparo de: sucos, gelatinas, sorvetes, mousses , pudins e etc...

Sua importância:

A graviola contém uma boa quantidade de: proteínas, gorduras, carboidratos, potássio, e fósforo.

Para saber mais clique aqui

Fichas sobre a pesquisa sobre plantas da Amazônia

Colegio Estadual Oliveira Botelho
Resende,13 de julho de 2009
Aluno(a):Elisandra e Iara
Professora:Maria Emilia
Turma:501

FOTO

Nome

VITÓRIA-RÉGIA

Tipo

ELA É REDONDA E AQUÁTICA

Curiosidade

É HOMENAGEM A RAINHA VICTORIA, NA SECA ELA DESAPARECEM,E NAS CHEIAS ELAS VOLTAM

Tipo de Fruto ou Flor

A FLOR É BRANCA E FICA ROSA

Uso da Planta

ELA É USADA NA DECORAÇÃO DE LAGOS E JARDINS

Sua Importância


Para saber mais, clique aqui.



A água

Quando está muito calor a água evapora para o céu, forma as nuvens que vão para outro lugar e chovem nas florestas e um pouco da água vai pro mar .




ber masaber>

Colégio Estadual Oliveira Botelho.

Resende,13 de julho de2009.

alunas:Michelle e Ravenna

Turma:501

foto

Link


Nome

buriti

Tipo

folhas grandes, formam uma copa arredondada.

Curiosidade

ele vive isoladamente ou em comunidades, vive onde existe abundante suprimento de água no solo.

Tipo de fruto ou flor

polpa amarela

Uso da planta

da polpa de seus frutos é estraído um óleo.

Sua importância

usado na produção do sorvetes,etc.

Para saber mais clique aqui.


Colégio Estadual Oliveira Botelho.

Resende, 13 de Julho de 2009

Professora: Maria Emília

Aluno: Lucas Henrique Soares de Oliveira, Luan de Oliveira.

Turma: 501


foto

nome:

Inajá

tipo:

em 20 metros de altura

curiosidade:

as folhas são utilizadas nas construções de paredes

tipo de fruto ou flor:

tem frutos e amêndoas

uso da planta:

ela é usada para extrair o óleo

sua importância:

importante para extrair o óleo








quinta-feira, 2 de julho de 2009

AMAZÔNIA

Pesquisa e trabalho sobre vegetação da Amazônia



Atividades:


Acesse o link abaixo e leia sobre as plantas da Amazônia. Você vai aprender muito!!!
http://portalamazonia.globo.com/artigo_amazonia_az.php?idAz=7

Clique em plantas para ver uma lista de plantas da Amazônia, escolha uma delas, clique em procurar de A a Z e clique na letra que começa o nome da planta e procure pelo nome dela; aí você encontrará informações detalhadas sobre a planta.



Estima-se que existam na Amazônia mais de 5 milhões de espécies vegetais. Desse total, apenas 30 000 foram identificadas. Mesmo assim, elas representam 10% das plantas que há em todo o planeta

http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/Biodiversidade.htm

1- Os alunos se dividirão em duplas e o professor determinará algumas letras do alfabeto para cada dupla.

2- Cada dupla de alunos escolherá algumas plantas que comecem com a sua letra do alfabeto no link acima e vão ler o texto destacando as características principais e curiosidades de cada uma.

3- Em seguida vão organizar as informações em forma de ficha, conforme o roteiro abaixo, no
rascunho para digitar no laboratório da escola, incluindo fotos das plantas.

Modelo de ficha:
Foto da planta
Nome da planta:
Tipo (árvore, rasteira, trepadeira, palmeira,arbusto, aquática,etc)
Curiosidade sobre a planta (algo diferente, interessante só dela)
Tipo de fruto ou flor (descrição do fruto e/ou flor)
Uso da planta pelo homem ou por animais (para que ela serve)
Sua importância para o meio ambiente



O ciclo das águas - formação das chuvas
http://portalamazonia.globo.com/animacoes_amazonia_az.php

5- Assistir a essa animação sobre o ciclo das águas,que mostra como se formam as chuvas que são abundantes na Amazônia e são determinantes para o tipo de vegetação da região.
Escreva um pequeno texto explicando como se formam as chuvas.


Avaliação:
Observar o interesse pela atividade.
Organização do texto (idéias, parágrafos, pontuação)
Correção ortográfica.
Vocabulário adequado.